World Naked Bike Ride

Unknown @ Simply...Ride!

Publicado em 28/03/2011 às 16:49

Temas:

in:
http://www.menosumcarro.pt.php5-13.dfw1-2.websitetestlink.com/2011/03/28/world-naked-bike-ride-chega-a-portugal/


"Portugal prepara-se para receber a primeira World Naked Bike Ride (WNRB), uma iniciativa que já foi realizada – pelo menos – em 70 cidades de 20 países. A acção, que está marcada para o dia 5 de Junho no Parque Eduardo VII, em Lisboa, tem como objectivo contestar o domínio dos combustíveis fósseis e o actual sistema de transporte rodoviário, de uma forma original.
Segundo o jornal i, esta é a primeira WNBR portuguesa e a intenção é usar o corpo nu em cima de uma bicicleta para contestar o actual domínio do automóvel sobre a sociedade e toda a poluição que o seu uso promove, assim como incentivar os habitantes a utilizarem à bicicleta como meio de transporte.
A proposta é pedalar nu desde o Parque Eduardo VII até à Torre de Belém, no Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), decretado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Para divulgar a iniciativa, que tem como lema “Vem pedalar o mais nu que conseguires”, foi criada uma página no Facebook, onde o apelo é inequívoco: “Venham ajudar-me a criar uma WNBR”.
Para além dá página de Facebook, a organização criou ainda um blog onde destaca as vantagens de utilizar a bicicleta como meio de transporte em detrimento do veículo particular: “Já é tempo de parar com a exposição indecente das pessoas e do Planeta aos carros e a poluição que eles criam”; “Imagem do corpo/respeito pelo nosso corpo. Andar de bicicleta promove o respeito pelo corpo, pois quem anda de bicicleta consegue alcançar um estilo de vida mais saudável” e “Ao andarmos nus de bicicleta, nós declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos”.
Todavia, “é óbvio que não é forçoso ir completamente nu. Mas a atitude em termos de vestuário terá de convergir para a ideia de que pedalar nu é a melhor maneira de defender a nossa dignidade e expondo a vulnerabilidade que os ciclistas e peões enfrentam nas ruas”, pode ler-se também no blog.
A WNBR realiza-se anualmente em países como Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Dinamarca, Grécia, Irlanda, Japão, México, Holanda, Polónia, Suécia, Brasil, Estados Unidos, entre outros.

Apesar de o movimento ter surgido antes de 2004, em Espanha e no Canadá, só no dia 12 de Junho de 2004 é que se realizou oficialmente a primeira World Naked Bike Ride internacional em vários países.
Recorde-se que esta não será a primeira vez que os utilizadores de bicicleta se manifestam em Lisboa. Todas as últimas sextas-feiras de cada mês, pelas 18 horas, o movimento Massa Crítica faz um passeio pelo centro de Lisboa, tendo já conseguido reunir centenas de bicicletas em alguns dos eventos. ...."
in:
http://www.menosumcarro.pt/
 

Percurso Damaia - Alcantâra ( via centro Lisboa)

Unknown @ Simply...Ride!

Publicado em 25/03/2011 às 13:28

Temas: mobilidade urbana

Isto de ir dos suburbios para a metrópole tem o que se lhe diga! Começo logo assim para não enganar ninguém ! Por favor acabem os projectos pendentes das ciclovias em Lisboa e já agora juntem-lhe mais umas quantas!
P3254753.JPG
Hoje como tinha a manhã livre decidi ir experimentar o percurso da minha casa até ao local de trabalho , tudo em bicicleta! ( o previsto depois é conjugar o comboio e a bicicleta) 
 Foi uma experiência interessante! bah!    Então é assim.... o percurso foi : Damaia - Benfica - Praça de Espanha - Av.Antonio Augusto Aguiar - Marquês - Av.Liberdade - Praça do Comercio - Cais de Sodré - ciclovia ribeirinha até Alcantara.
Neste percurso uma das grandes preocupações é tudo! lollol      bem...tudo não, mas se queremos andar num ritmo normal, mesmo moderado temos que usar a estrada ,como é suposto e não o passeio. Também em grande parte deste percurso não existem ciclovias.

 Se decidirem pelo passeio preparem-se para uma pista de obstáculos com os peões, paragens de autocarros, passeio são minimos (estreitos) e muitos deles esburacados , junto aos semáforos e passadeiras não há desnivel no lancil...etc... é mais o tempo a fazer malabarismo do que a andar.  Simplesmente não é viável ! .... se bem que numa ou outra zona é indispensável!
Para mim a Avenida da Liberdade a descer faz-se bem pela estrada...agora a subir pelo passeio sem dúvida! No regresso vim pelo Saldanha e .... rendi-me ao malabarismo do passeio porque não estava  a aguentar a pressão dos taxi drivers e dos autocarros articulados!

*** Agora um pequeno pormenor:  Deus ajude todos os que andam de cadeira de rodas....porque se já têm o problema de precisarem dela ....ficam também com o problema de se deslocarem nela! Carros em cima de passeios, em cima de passadeiras,  passeios sem desnivel ( todos deveriam ter desnivel junto às passadeiras) , as tais pedras da calçada que teimam em sair e que ninguém as repõe...eu sei lá! Deus os proteja a todos e já agora a nós! :)

Se optarem pela estrada , bem vindos à selva! Podem ser considerados GUERREIROS URBANOS! lololol Eu sei que isto não abona nada para incentivar mais pessoas para este género de mobilidade, MAS, acho que também mostrando o que ainda não foi feito, o que está errado também é um incentivo para pedirmos as tais melhorias que necessitamos!  ....e juro que se isso acontecesse nunca mais levavam comigo! :)  
Na estrada temos:  buracos até mais não....se o meu carro anda mal de suspensões por causa disso não seria de admirar que uma roda de bicicleta não se ressentisse e o rabo ; temos umas grelhas metálicas junto ao passeio com as aberturas na vertical ( bom para as rodas finas ficarem lá "coladas" e sermos projectados para o chão) poderiam ter outro formato ; temos também o que toda a gente sabe....condutores mal formados e que não respeitam ninguém.
Positivo:  as faixas BUS são porreiras mas devem ser usadas com uso moderado.....porque os autocarros não são pequenos e os táxis equiparam-se a carros NASCAR ....é com cada corrida!
Também recomendo fortemente o uso de uma máscara na boca. Nos arranques dos semáforos então ....parece que o fazem sempre a fundo....é com cada nuvem preta !

A parte tranquila do percurso é só na zona ribeirinha em que vamos protegidos na ciclovia .

 Para tirar conclusões deste percurso vi que gastei 40mn e fiz 15km . De carro demoro 15mn , de transportes cerca de 30 a 40 mn .
Há outra alternativa que é indo pelo Monsanto  e assim fica em pelo menos 7 km ....mas não evito subir da Damaia até ao topo do Monsanto! Muito suor pela manhã! O certo é que depois de subir o Monsanto todo...depois é sempre a descer! Esse será o próximo teste!
P3254750.JPG

Fotos da manhã com alguns avistamentos pela cidade.
Desculpem as desfocadas ...mas era à pressa para conseguir apanhar o momento.

P3254723.JPG

P3254756.JPG

P3254757.JPG

P3254758.JPG

P3254759.JPG

P3254761.JPG

P3254763.JPG

P3254766.JPG

P3254767.JPG

P3254755.JPG
P3254755.JPG
 

Dar a volta à crise...

Unknown @ Simply...Ride!

Publicado em 23/03/2011 às 13:24

Temas: bicicleta criança crise

CRISE! O país está em crise! Esta é a palavra mais lida, vista e ouvida na actualidade. Para uns é uma simples palavra que pouco lhes toca, para outros não lhes toca mas estão solidários e existem aqueles, talvez em maioria, que a andam a sentir na pele. Nada ajuda , é o aumento dos impostos, o aumento das taxas bancárias, o consequente aumento em produtos seja de que género for....enfim é complicado!

Com isto...... é engraçado, sem piada nenhuma, ver a ginástica que se tem que fazer para mantermos a cabeça à tona de àgua. Nesta altura vale tudo e o que para uns já era normal para outros vai-se tornando normal ainda que com alguma "vergonha". Falo das compras em supermercados com preços mais em conta, falo de comprar produtos de marca própria desses supermercados , falo do uso de transportes públicos, falo do ainda pouco uso da bicicleta mas que se encontra em fase crescente, etc....tanta coisa.

Em tempos passados e não muito distantes pareciamos os novos ricos em que nos queriamos  "afirmar" , criar um "status" na sociedade, seja lá o que isso for! Marcas brancas era coisa de pobres, gasolina barata era porque tinha àgua acrescentada, transportes públicos...que horror!   lololol  
Hoje.... estamos a voltar ao tempo dos nosso pais, senão indo atémais longe, ao tempo dos nosso avós! ( isto a meu ver, atenção)  A diferença é que se lhe dá o toque "chic" ! Até começamos a ver o aumento das "hortas biológicas" em que as juntas de freguesia disponibilizam um terreno dividido em talhões para as familias cultivarem ou jardinarem o que quiserem...É Chic...Não, não é por necessidade...é para os miúdos verem como os legumes crescem! Não nos esqueçamos que as hortas em tempos começaram a desaparecer e ninguém parecia querer saber delas. Sobravam umas pequenas hortas e pouco mais....a cidade engoliu o resto!

Eu não acho nada mal! Bem pelo contrário! Acho é que não há que ter "vergonha" das coisas! Elas são como são , e se os produtos mais baratos estão ao nosso dispor...porque não?! Ter uma hortinha e ter uma pequenissima produção própria...porque não?!  Fazer mal ,não faz! Inferioriza?! Acho que não!

Com isto da crise e estes pequenos actos acho que ganhamos uma coisa que à muito se estava a perder! Solidariedade!   União com a família, filhos, vizinhos! Bem alguma coisa tinha que se aproveitar disto não é!? Somos ou não portugueses...... o povo do desenrasca?!

Sei que pouco ou nada disto estava ligado às bicicletas mas serve de desabafo de quem anda "apertado" .   

Falando agora sim de bicicletas e ....da crise...ahahaha , também tive que adaptar os passeios com o meu filho. O bom das crianças é que nem sempre notam o estado em que andam as coisas e contentam-se com pouco...portanto para um fim de Domingo ( isto num fim de semana sem ir a lado nenhum especial ) fomos até Algés!

P3194653.JPG
O que tem de especial Algés?! Nada de especial...é um sitio simpático, mas nada mais...o que tem é uma estrada inacabada e que está fechada ao transito e onde o meu filho pode andar à vontade de bicicleta sem eu andar preocupado com os carros .  
P3194659.JPG


P3194658.JPG
P3194660.JPG
Ele divertiu-se, nós também, foi económico porque estou a 5 mn de Algés e andar na rua ainda não se paga....foi um bom fim de tarde! AH e ainda fomos brincar um pouco no que já foi a praia da Algés! Bem que podia ser limpa!
É bom ter filhos e vê-los satisfeitos!
Quanto ao resto....aguenta e não chora! Vamos levando um dia de cada vez!


P3194680.JPG




 

Homicida em massa crítica brasileira

Unknown @ Qualidade de Vida

Publicado em 7/03/2011 às 17:06

Temas: automovel parvoíce sociedade

Como não tenho televisão, só soube desta notícia recentemente. E ainda há pessoas que apoiam este acto homicida: “Achei errado da parte dos ciclistas. (!!!) as pessoas estavam cansadas, vieram do trabalho”...”na hora de voltar para suas casas, se depararam com uma paciata que nem foi pedida permissão"... "mereceu!”

Eu quando volto do trabalho também me deparo com paciatas não autorizadas todos os dias: chama-se hora de ponta. Acho extraordinário ninguém se incomodar quando a estrada está bloqueada com o trânsito de carros, mas se for uma bicicleta: MATA!!! SAI DA ESTRADA! PALHAÇO! Eu pergunto-me: se estão parados nas duas situações, QUAL É A DIFERENÇA???

Eu digo qual a diferença: se o trânsito fosse todo de bicicletas a hora de ponta não seria tortuosa. Basta ver o espaço ocupado por uma pessoa num automóvel e o usado por uma pessoa numa bicicleta:

E isto é só o espaço! Nem me vou prolongar sobre a segurança, poluição do ar, poluição sonora, obesidade, dependência energética, custos monetários, infraestruturas, etc. Mas já se sabe, sou eu que sou activista, moralista desconectada da realidade e snob intelectual. Com muito gosto!

 

Exercício prático 2.0: automóvel versus bicicleta + tp

Unknown @ Qualidade de Vida

Publicado em 28/02/2011 às 10:08

Temas: automovel benefícios poupar transportes públicos

Porque os tempos continuam a apertar e os preços a aumentar achei oportuno actualizar os preços da mobilidade, desta vez sem contar com o ginásio e sem ter em conta o tempo gasto em cada uma das hipóteses (esse não se alterou). O custo das coisas, nu e cru.

Automóvel (A2 -ponte 25 de Abril -A5)

  • 3 depósitos de gasolina/mês : 55 litros de depósito x 1.545€ x 3 = 254.925€
  • portagens da ponte 25 de abril: 1.45€ x5 dias x 4 semanas = 29.0€
  • Total despesas em euros: 283.93€
  • Em Outubro a despesa era 258.0€

Bicicleta + barco (seixal) + comboio (c.sodré -cruz-quebrada)

  • passe social: 28.10€(barco) + 30.95€ (comboio) = 59.04€
  • Total despesas em euros: 59.04€
  • Em Outubro era 52.65€*
Poupança mensal ao optar pela bicicleta + transportes
  • 283.93€ – 59.04€ = 224.89
  • Em Outubro: 258.0 – 52.65=205.35€

É interessante verificar que apesar dos preços de ambas as modalidades terem aumentado desde Outubro, a discrepância de custos aumentou ainda mais (o carro custa mais 25.98€/mês e os transportes custam mais 19.54€/mês).


*No post de Outubro enganei-me a escrever o preço do passe (assinatura mensal) do comboio e vi 3 zonas em vez de 2, pelo que o preço ficou sobrevalorizado.

 

Solidão

Unknown @ Qualidade de Vida

Publicado em 30/01/2011 às 23:33

Temas: bicicleta pasteleira ninja

Fico muito contente quando chego ao barco do Seixal pela manhã e vejo isto:


E até reconheço uma delas da cicloficina! Como já escrevi antes, talvez sejam os tais ventos de mudança... O pior é quando chego ao trabalho e vejo isto:

A ninja é a única bicicleta estacionada. Pode ser que na Primavera haja mais adesão, o preço da gasolina nessa altura será um grande estímulo para que isso aconteça! Até lá a minha pasteleira fica na solidão...
 

Cyclefish

Unknown @ Qualidade de Vida

Publicado em 28/01/2011 às 19:47

Temas: bicicleta bons-exemplos saúde seixal sociedade

A maior parte dos ciclista com quem me cruzo na margem sul são senhores da terceira idade. Talvez por se lembrarem de como era possível a vida sem carro quando eram mais jovens, talvez por terem menos rendimentos e terem que recorrer a um transporte mais barato, ou simplesmente porque gostam.

Seja como for é bom perceber que se uma população supostamente mais frágil o consegue é porque não é assim tão difícil pedalar no dia-a-dia.

Cyclefish - vestido normalmente para pescar e pedalar

Muitos desses senhores fazem o seu caminho até ao rio para pescarem. Ganham saúde a pedalar, passam o seu tempo a pescar e ainda chegam a casa com o jantar na cesta. Nada mau :)

 

Anti-stress

Unknown @ Qualidade de Vida

Publicado em 25/01/2011 às 21:58

Temas: benefícios bicicleta pasteleira ninja

Mais um regresso a casa anti-stress. Há dias em que é mesmo preciso.

 

Cicloficina de Janeiro

Unknown @ Qualidade de Vida

Publicado em 24/01/2011 às 21:36

Temas: bicicleta cicloficina cidadania pasteleira ninja

A cicloficina seixalense de Janeiro já decorreu na nova casa, no Clube de Canoagem da Amora (situado no mercado velho da Amora), numa manhã domingueira bastante fria.

Aqui está a D. a experimentar a sua bicicleta depois de afinada (com o meu olhar atento, pois a sua condução não era exactamente linear ihihihi) :

O mecânico de serviço fartou-se de trabalhar, enquanto os outros ficaram a admirar as biclas do pessoal e na conversa , trocando dicas, experiências e ideias de conquista do mundo. Aqui estão duas alegres ciclistas (sendo que eu sou a croma da direita).


O único problema da ninja foi a ferrugem que se começou a acumular em alguns parafusos, talvez por ficar estacionada na rua quando vou trabalhar e ficar exposta aos elementos invernais. De resto está boa de saúde e recomenda-se!

Também marcaram presença uma dobrável, uma pasteleira preta, uma bicicleta de montanha e uma lindíssima pasteleira verde dos anos 90 (fiquei enamorada, confesso), que infelizmente não aparece em nenhuma foto.

E aqui estou eu com o sr. Nelson Gomes, que emprestou o espaço do Clube de Canoagem à cicloficina. Mais uma vez muito obrigada (reparem que o mecânico continua a trabalhar enquanto eu apanho sol ehehehe).
Para quem é da margem sul já sabem: todos os terceiros domingos do mês, a partir das 9.00h no Clube de Canoagem da Amora. Apareçam!
 

Agradecimento ao Clube de Canoagem da Amora

Unknown @ Qualidade de Vida

Publicado em 24/01/2011 às 16:14

Temas: bons-exemplos sociedade

O pessoal da cicloficina do Seixal andou à procura de um sítio para reunir e promover o uso da bicicleta e arranjar-las à borlix sem lhes chover em cima.

Foi feita um apelo à câmara municipal do Seixal, que respondeu alguns meses depois dizendo que não existia nenhum espaço adequado para o pretendido... custa-me a crer que não haja um único espaço coberto que possa ser usado num projecto de voluntariado com o intuito de melhorar a mobilidade dos seus cidadãos.

Felizmente o Clube de Canoagem da Amora deu um passo em frente e imediatamente disponibilizou o espaço. A eles um muito obrigado, bem hajam. É preciso mais pessoas assim: disponíveis para ajudar os poucos que querem ajudar os muitos.


 
Página 35 de 40 | << Anterior Seguinte >>