Benfica em Bicicleta - Cursos de Condução e Oficina Aberta

@ Bicicleta na Cidade

Publicado em 24/05/2010 às 11:46

Temas: Bicicultura Notícias e Reportagens


Depois da aposta na construção de vias cicláveis para melhorar a mobilidade em bicicleta, a Junta de Freguesia de Benfica lança agora um projecto inovador que visa aumentar a segurança e o número de utilizadores deste meio de transporte: cursos de condução em estrada.

O projecto “Benfica em Bicicleta” foi desenvolvido em conjunto com a Cooperativa POST, sediada na Freguesia de Benfica, com o objectivo de tornar esta zona da cidade num exemplo de mobilidade sustentável. As infra-estruturas (ciclovias e parques de estacionamento para bicicletas) esperam agora por novos ciclistas que venham dar um novo e decisivo impulso à aposta que esta Freguesia de Lisboa tem feito no uso da bicicleta como alternativa de transporte.

Os cursos de condução serão leccionados por instrutores certificados no ensino de condução de bicicleta em estrada e visam dotar os ciclistas com conhecimentos que lhes permitam usar não só as vias exclusivas a velocípedes mas também as ruas e avenidas, juntamente com o restante tráfego motorizado, de uma forma segura e confiante. Qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade poderá participar.

Além das aulas de condução de bicicleta, o projecto inclui a realização periódica de oficinas abertas onde os participantes poderão aprender a realizar pequenas operações mecânicas, tais como remendar ou substituir um pneu, afinar mudanças e travões. Os mecânicos residentes têm como missão ensinar e ajudar a resolver problemas comuns e de fácil resolução mas também a diagnosticar problemas mais complexos que possam pôr em causa a segurança e o conforto dos ciclistas.

Este é um projecto vocacionado para a aprendizagem de modo a tornar o uso da bicicleta uma opção viável de transporte nas pequenas deslocações quotidianas. Depois da construção das infra-estruturas cicláveis, já existentes na freguesia, o projecto “Benfica em Bicicleta” aposta na formação de novos ciclistas que justifiquem o primeiro investimento. Os participantes neste projecto ficarão mais aptos e motivados a usar bicicleta como meio de transporte e serão também um veículo importante para que outras pessoas presentes nas suas redes sociais, família e amigos, ganhem nova motivação para experimentar.

As aulas de condução de bicicleta e a oficina aberta têm início marcado para Domingo dia 30 de Maio e acontecerão uma vez por mês até Novembro.

Poderá encontrar toda a informação relativa aos cursos no site http://postlisboa.blogspot.com/ e inscrever-se através do e-mail benficaembicicleta@gmail.com.
 

Questionário sobre utilização da bicicleta na cidade

@ Bicicleta na Cidade

Publicado em 22/05/2010 às 15:27

Temas: Bicicultura De bicicleta para o trabalho Notícias e Reportagens trajecto



Recebemos um e-mail do Raul com o seguinte pedido:

"sou um aluno do Instituto Superior Técnico e, no âmbito da minha tese de mestrado, estou a fazer um questionário sobre os critérios de decisão dos ciclistas na sua escolha de percursos na cidade.
Caso seja possível, pedia-lhe a sua ajuda na divulgação (e já agora no preenchimento :) do questionário. Está on-line em http://www.zoomerang.com/Survey/WEB22AL5PV4JM2 .

Desde já obrigado."


Eu já respondi e gostei do conteúdo, penso que se poderá recolher informação muito interessante para análise!

 

Uma foto, uma paisagem...

@ Uma bike pela cidade

Publicado em 6/05/2010 às 20:56

Temas: Bicicultura Instantaneos Lisboa

Elegância
 

Instantâneos a pedal em Berlim

@ Uma bike pela cidade

Publicado em 6/05/2010 às 20:55

Temas: Berlim Bicicultura Instantaneos

Passeando

Movido a cerveja

Movido a cerveja

Cavalo?

Instantaneo
 

Quando morrem, morrem de pé!

@ Uma bike pela cidade

Publicado em 6/05/2010 às 20:55

Temas: Berlim Bicicultura Instantaneos

Dead Bike

Algures na Octo Braun Strasse, Berlin
 

Alguns instantâneos em Lisboa

@ Uma bike pela cidade

Publicado em 6/05/2010 às 20:55

Temas: "Feira Livro" Bicicultura Ciclovia Lisboa

Aproveitei este belo dia quente para conhecer a ciclovia que começa em Pina Manique e vai até ao Parque Eduardo VII, aqui ficam algumas fotos:

Subindo o monte

Por cima do novo viaduto sobre a Avenida Calouste Gulbenkian



Vista para a Praça de Espanha

No mesmo viaduto, uma bela visão da Avenida Calouste Gulbenkian para a Praça de Espanha



Antigo Palacio da Justiça

Nas traseiras do antigo Palácio da Justiça. Se o Santana tivesse ganho a Câmara de Lisboa, possivelmente aqui ficaria uma nova estrada para carros em desfavor desta ciclovia.



Feira do Livro

Preparando a abertura da Feira do Livro no Parque Eduardo VII


Parados na Avenida Liberdade

Tudo parado em fila na lateral da Avenida da Liberdade. O prazer que o ciclista tem em ziguezaguear por entre os carros parados, parar quando apetecer e tirar uma foto para gozar com eles.


Queres um gelado?

Olhem-me para esta ingrata! Ofereci-lhe um gelado pelo passeio que me estava a proporcionar e ela não quis! Que se foda, comi-o eu...
 

Ter e usar uma bike também tem os seus inconvenientes...

@ Uma bike pela cidade

Publicado em 6/05/2010 às 20:54

Temas: Bicicultura Holanda Humor Instantaneos

Quem me ajuda a encontrar a minha bike nova???




 

Alleycat Race Lisboa - a rentrée começa este sábado 27

@ Bicicleta na Cidade

Publicado em 26/03/2010 às 12:53

Temas: Bicicultura Notícias e Reportagens



Uma das poucas imagens que consegui recolher da Alleycat de 28 de Junho 2009...

Abaixo segue a mensagem retirada do facebook do organizador: http://www.facebook.com/camisolaamarela

Sim! É mesmo ele! http://www.camisolaamarela.com/

Este sábado, dia 27 vai haver uma alleycat race nocturna. Como é a primeira do ano, vai ser fácil e até posso dizer onde é o final, pois vai haver uma festa!

É obrigatório levar luzes e o capacete é recomendado. Uma caneta também vai dar jeito.

Quem levar fixed gear ou singlespeed vai ter uma bonificação! Logo há mais hipóteses de ganhar!

Prémios vintage para todos os participação.
O valor da inscrição é de 2.5 pedais!

O início é às 21.30 no café do Jardim da Estrela e o final vai ser no POST na Avenida Gomes Pereira nº 11 - armazém 11 em Benfica. Quem participa tem direito a entrada. Se quiserem convidar alguém para a festa têm que avisar porque a entrada só é feita com guest list!

Apareçam e divulguem.



 

Benfica na vanguarda - bicicletas, oficina e aulas de condução grátis!

@ Bicicleta na Cidade

Publicado em 23/03/2010 às 4:23

Temas: Bicicultura Notícias e Reportagens



Monsanto - Lisboa

Não é de agora que a Freguesia de Benfica é notícia por ser palco de acções que promovem o uso da bicicleta na cidade. Mas desta vez a notícia torna-se especial por incluir no pacote algo mais do que infra-estruturas (vulgo ciclovias, sinalização vertical e horizontal), que têm concentrado grande parte das atenções e do investimento público relativo às bicicletas.

A Junta de Freguesia de Benfica planeia lançar um serviço de aulas de condução de bicicleta e oficina aberta para a população local. O projecto tem como objectivo facilitar o acesso a este meio de transporte de uma forma pedagógica, dotando os participantes com conhecimentos que lhes permitam usar a bicicleta em meio urbano de uma forma confiante e em segurança.

Além das aulas de condução de bicicleta, leccionadas por instrutores certificados, o projecto inclui a realização periódica de oficinas abertas onde os participantes poderão aprender a realizar pequenas operações mecânicas, tais como remendar ou substituir um pneu, afinar mudanças e travões. Os mecânicos residentes terão como missão ensinar e ajudar a resolver problemas comuns e de fácil resolução mas também a diagnosticar problemas mais complexos que possam pôr em causa a segurança e/ou conforto dos ciclistas.

Este será um projecto vocacionado para a aprendizagem de modo a tornar o uso da bicicleta uma opção viável de transporte nas pequenas deslocações quotidianas. Mais do que construir infra-estruturas cicláveis, que já existem em bom número na freguesia de Benfica, trata-se agora de "construir" novos utilizadores de bicicleta que justifiquem o primeiro investimento. Os primeiros participantes neste projecto ficarão mais aptos e motivados a usar bicicleta como meio de transporte e serão também um veículo importante para que outras pessoas das suas redes sociais, família e amigos, ganhem nova motivação para experimentar.




 

Produção nacional de bicicletas ameaçada pela China

@ Bicicleta na Cidade

Publicado em 7/03/2010 às 14:25

Temas: Bicicultura Notícias e Reportagens Para além de Lisboa



in Publico.pt

Águeda recusa-se a perder a imagem de marca de "capital da bicicleta", mas corre riscos de assistir ao desaparecimento de algumas empresas

Por Maria José Santana

A situação difícil da Sirla, empresa que dá nome a uma das marcas nacionais de bicicletas mais reconhecidas, é apenas um sinal da crise que afecta este sector em Portugal. A firma fundada em 1965 e sediada em Águeda, município que vem sendo rotulado de "capital da bicicleta", está em processo de insolvência. Mas existem outras empresas do sector a viver dias complicados.

O cenário é confirmado pela própria associação representativa do sector, a Abimota (Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins), que garante que o problema não fica a dever-se apenas à conjuntura económica actual, que provocou uma retracção do mercado (quebra de vendas).

A principal ameaça é a "concorrência desleal" que advém dos países asiáticos. Para os dirigentes da Abimota urge avançar com medidas de controlo do dumping no sector, até porque as contas feitas não deixam grande margem para dúvidas.

"Só no dumping comercial estamos a falar de uma taxa de 40 por cento. E não é possível contabilizar os efeitos do dumping ambiental, social e político", traçou Paulo Rodrigues, secretário-geral da Abimota. "Portugal é pouco rigoroso na forma como deixa entrar outros produtos", exemplificou.

A associação que conta com um laboratório de ensaios para certificação dos produtos das suas associadas alerta ainda para a necessidade de separar o trigo do joio em matéria de qualidade. E tal só será concretizável com uma legislação que determine que "uma determinada entidade possa actuar no mercado, seleccionando os produtos que são certificados", defendeu o secretário-geral da associação representativa do sector.

Num estudo elaborado em 2008 pela Direcção-geral das Actividades Económicas é apontado que a produção nacional anual, assegurada por cerca de 30 empresas, ascende a "um milhão de bicicletas, sendo o consumo interno estimado da ordem das 300 mil unidades". Os últimos números conhecidos, relativos ao ano de 2007, apontam para um valor de exportações na ordem dos 150 milhões de euros. A conjuntura actual não é, certamente, tão auspiciosa. A Abimota reconhece existir uma retracção do mercado e fala em várias empresas "em situação difícil", sem especificar quantas.

Paulo Rodrigues não deixa de destacar o facto de o cenário da produção nacional só não ser pior por força da aposta de uma grande empresa francesa (Decathlon) nas empresas portuguesas. "Caso não houvesse esse efeito da Decathlon, a crise no sector podia ser pior", analisa.

A redução da taxa de IVA (hoje nos 20 por cento) aplicada actualmente às bicicletas poderia constituir, segundo os responsáveis da Abimota, uma "medida prática" de ajuda ao sector. "Devia ser uma taxa equiparada à dos ginásios [cinco por cento], uma vez que a bicicleta tem um papel fundamental no bem-estar e na saúde", argumentou Paulo Rodrigues.

Sobreviver via exportação

O cenário de crise no subsector das bicicletas acaba por ser confirmado junto do administrador de duas empresas nacionais reconhecidas, a Órbitra e a Miralago (esta última mais vocacionada na produção de bicicletas para ginásio). Desde 1956 que o empresário Aurélio Ferreira acompanha a evolução da indústria das duas rodas (bicicletas e motorizadas).

"Hoje acompanho o retrocesso, só restando "esqueletos" de fábricas onde outrora, por todo o lado, ao "silvo das sirenes" se seguia o "matraquear" das passadas dos milhares de operários que do sector viviam", lembra o empresário aguedense. E acrescenta: "Águeda, outrora capital das duas rodas, tem somente uma rotunda que simboliza um passado, que foi imenso neste sector. Resta-nos isso."

No caso concreto da Órbita, assume Aurélio Ferreira, a salvação tem sido o facto de o volume de exportação se situar nos 60 por cento. Outro dos "segredos" passa, segundo o empresário, pela constante procura de "nichos de mercado e de produtos de maior tecnologia onde outros têm dificuldade em chegar".


fonte: http://jornal.publico.clix.pt/noticia/07-03-2010/producao-de-bicicletas-ameacada-pela-china-18942739.htm

É importante notar aqui dois aspectos: Denuncia-se, por um lado, a prática de dumping (explicada aqui) alegadamente levada a cabo pela China e culpa-se essa prática para justificar as dificuldades das empresas portuguesas. Por outro lado, oculta-se a responsabilidade que as empresas portuguesas têm sobre as suas próprias opções estratégicas.

É sem dúvida difícil, senão impossível, querer competir com a China no seu reino: o da produção industrial baseada em mão-de-obra intensiva e barata. Sabendo isto, resta-nos saber reconhecer quando as perdas das empresas são consequência da replicação desse modelo, já gasto e em desuso na Europa, assim como distinguir as empresas portuguesas entre si de modo a não incluir no mesmo saco situações muito díspares.


 
Página 37 de 40 | << Anterior Seguinte >>