Sinal dos tempos

@ Bicicleta na Cidade

Publicado em 26/11/2011 às 18:04

Temas: Bicicleta dell'Arte Bicicultura De bicicleta para o trabalho Notícias e Reportagens Transportes Públicos

in Público, sexta-feira 25 de Novembro 2011

Foquemo-nos nesta imagem. Esqueçamos por momentos o ambiente que a rodeia - a greve geral de quinta-feira 24 de Novembro. Que não se dê importância aos sintomas de uma mudança latente, senão por demais evidente, quando no jornal se lê que "muitos dos que decidiram não fazer greve optaram por dar corda aos sapatos: foram a pé, de bicicleta, de skate e até de patins em linha". Parece-me exagerada a descrição, mas também isso pouco interessa. O contraste desta citação com outras de greves passadas, onde o recurso ao táxi e ao automóvel privado era descrito como solução para a falta de transportes públicos, é um sinal da mudança dos tempos.

Por vezes fica-nos a sensação de que a narrativa já está escrita antes mesmo da notícia ter sido produzida ou, até, dos factos que a sustentam terem acontecido. A notícia faz o acontecimento, o acontecimento não garante que se faça a notícia.

Ontem foi notícia que as bicicletas, os skates e os patins em linha substituíram os transportes públicos. Aparentemente, os táxis e os automóveis privados deixaram de ser solução. Desapareceram. Da notícia, entenda-se. Numa guerra de números de adesão à greve entre Governo e sindicatos, a notícia opta por eliminar qualquer número da sua leitura. Não interessa quantos táxis e automóveis nem quantas bicicletas.

Por isso foquemo-nos na imagem e esqueçamos por momentos o ambiente que a rodeia, já que nada podemos tomar como garantido pelo que nos é dado a ler.

Vemos três bicicletas no mesmo plano. Em Entrecampos, no final da ciclovia do Campo Grande. Para quem está atento às ruas, sabe que momentos como este vão acontecendo com maior frequência em Lisboa. Seria possível captar este "momento Kodak" há apenas alguns anos atrás nesta mesma cidade?

Assumindo que o fotógrafo Rui Gaudêncio não perdeu a manhã toda à espera de ciclistas, elogio-lhe este trabalho por captar o espírito do tempo actual. O que fica desta imagem, o que Roland Barthes poderia chamar o studium desta foto, é a evidência de haver mais bicicletas a circular em Lisboa. Hoje.
 

bem verdade... enquanto morres no sofá...

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 17/11/2011 às 15:28

Temas: bicicleta porto Portugal


 

pesquisas de sofá...

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 14/11/2011 às 11:06

Temas: bicicleta cycle chic porto Portugal


Estava eu à procura de ferramentas de trabalho... quando encontro este projeto cheio de ideias! :) a bicicleta pode ser mesmo usada numa data de coisas:

http://www.mayapedal.org/

Na Guatemala a bicicleta pode ser usada em muitas mais coisas do que aquelas que podemos imaginar.
 

;)

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 13/11/2011 às 21:36

Temas: bicicleta Ciclismo


um anúncio engraçado. ;)
 

eu quero uma cidade assim...

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 10/11/2011 às 13:42

Temas: bicicleta porto Portugal

 

Sair do Sofá e Ajudar - é assim no Chile

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 10/11/2011 às 11:05

Temas: bicicleta bicicletada Ciclismo porto Portugal

1320896194351-RSCN0186.jpg?v=1320896202623

No Chile existe um projeto que se chama Recicleta, algo semelhante com o que fazemos em Portugal que é a Cicloficina . 
o projeto da recicleta recentemente realizou esta oficina de sorrisos em crianças e a mim faz-me feliz também. 

A próxima cicloficina no Porto é este sábado de manhã em frente à Casa da Música. Aparece  e ajuda! Traz as tuas peças antigas para servirem para novas bicicletas, traz a bicicleta abandonada que tens na garagem.
 

não quero ficar no sofá... quero participar.

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 7/11/2011 às 10:25

Temas: bicicleta Ciclismo cycle chic

Um corrida diferente...


 

Não está bom para secar roupa... mas partilho

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 2/11/2011 às 13:50

Temas: bicicleta Ciclismo

máquina de lavar roupa sem eletricidade! :)
 

Percurso Damaia - Restelo - Saldanha - Damaia (parte3)

Unknown @ Simply...Ride!

Publicado em 1/11/2011 às 17:20

Temas: Av.Duque de àvila Benfica bicicleta bike commuter ciclovias comboios Lisboa mobilidade urbana Saldanha

Finalmente consigo terminar este percurso, desculpem a demora. Falta só o regresso à Damaia.
Partindo do Saldanha Residence existem agumas hipóteses, todas elas válidas . A que escolhi não prima por ser a mais curta mas o objectivo era usar o máximo possível de ciclovias disponiveis para o percurso feito.

Ciclovias à parte , teria ido até à Praça de Espanha, Sete-Rios, Estrada de Benfica, Damaia , ou em Sete-Rios ir sempre junto à linha do comboio até à estação de comboios de Benfica, subir ligeiramente em direcção à Buraca e estamos na Damaia . Este são percursos muito directos e sem grandes ou nenhuns desniveis mas que nos fazem circular na estrada e em faixas BUS e também encontramos a estrada meio esburacada provocada pelo volume de trânsito que estas vias têm!

Foto-0233.jpg

Continuando.... segui do Saldanha para a ciclovia da Av. Duque de Àvila até ao muro dos jardins da Gulbenkian onde termina . Contornamos o muro por 20 ou 50 metros e logo encontramos outro troço de ciclovia na Rua dr. Nicolau Bettencourt onde seguimos até à Praça de Espanha.

Foto-0236.jpg
                                   *Praça de Espanha




Foto-0237.jpg

Na Avenida Calouste Gulbenkian vira-se à esquerda e vamos em direcção ao Aqueduto.
 Pelo caminho atravessamos a av. para o outro lado e juntamo-nos à ciclovia que vem lá do alto do palácio da Justiça. Essa mesma tem continuidade até à Rua de Campolide.
Foto-0239.jpg
                             *Av. Calouste Gulbenkian onde se vê no canto sup.direito a ponte pedonal


Foto-0241.jpg
               *vista ao contrário onde se vê a ponte pedonal+Bici que vem do lado do Est. prisional de Lisboa




Foto-0242.jpg
                                            * rua de campolide




Passamos por cima da linha do comboio e seguimos na ciclovia junto à radial de Benfica até ao seu final na rotunda do Pinamanique , Buraca, Damaia.
Foto-0243.jpg
                                    *ciclovia paralela à radial de Benfica


Foto-0244.jpg

Foto-0245.jpg
                                     *rotunda do pinamanique


Foto-0246.jpg
* esta última foto já é na Buraca e o que parece uma ciclovia é simplesmente um tapete vermelho com 25 metros que vai de lado nenhum para lado nenhum...mas deve ficar bonito a dar com o mural verde a representar o aqueduto .


Estre troço é porreiro mas estamo-nos a desviar da "rota" desnecessariamente e vamos subindo até à zona da Buraca, depois descendo, voltando a subir...enfim um carrossel que sem ser agressivo, nem de perto, mas não é pratico e se fosse nocturno não aconselhava. Se de dia não se vê viva alma de noite ....

A estrada de Benfica é e sempre será a opção lógica para mim e para muita gente com quem falo e leio relatos, por ser directo e plano....é lindo! Melhor seria se fosse na sua totalidade de uso BUS + BICI nos dois sentidos. Aconselha-se sempre cautela a quem use esta estrada porque não é muito larga e os amigos taxistas e "autocarristas" não facilitam assim tanto.


 

Vale a pena ficar sentado no sofá?

Unknown @ Sair do Sofá - Visitar o Mundo

Publicado em 28/10/2011 às 10:51

Temas: bicicleta Ciclismo cycle chic

Aqui está uma ideia bastante criativa e que reutiliza materiais!!! será que vamos ficar sentados no sofá à espera que algo mude...

Bolsas Freitag fazem sucesso com lonas recicladas e muita criatividade 

A marca Freitag nasceu da paixão de dois irmãos por andar de bicicleta e reaproveitar materiais. Mal sabiam os suíços que tal gosto os ajudaria a construir um negócio a partir de lonas velhas de caminhões.

ler a notícia toda 

0,,4514932_4,00.jpg

 

 




 
Página 30 de 39 | << Anterior Seguinte >>